quarta-feira, 24 de junho de 2009

13 - Jerusalém Antiga


Passear pelas vielas, ver as casas e suas janelas, atravessar os portais no estilo característico do Oriente (foto acima) dá uma incrível sensação de ter voltado no tempo. Andar em Jerusalém é contemplar as marcas dos principais impérios do mundo. Encontramos vestígios do Império Romano, Bizantino, da Dominação Muçulmana, das Cruzadas, etc. Tudo ali no mesmo lugar. Mas, enquanto andávamos - era de manhã bem cedo- a cidade acordava cheia de modernidade. Israel é um país muito desenvolvido.


As fotos acima e abaixo sâo do muro da esplanada do templo. As abóbodas que vemos (dourada e prateada) são das mesquitas "Domo da Rocha" (a dourada) e Al Aqsa (a prateada). Os muçulmanos acreditam que Maomé foi elevado aos céus, na pedra sobre a qual a mesquita Domo da rocha foi erguida.

Fiquei morrendo de pena de ter perdido o tripé da câmera. Mas, felizmente, deu para apoiá-la no muro e guardar essa lembrança.


Eis uma das mais complexas situações em Israel. As mesquitas ficam sobre as ruínas do templo judeu do século I. Por isso, Próximo da mesquita, do outro lado do muro que aparece na foto, fica o Muro das Lamentações, que é a única sobra daquele templo.



Repito: Andar por Jerusalém é visitar a história de vários impérios. Na foto abaixo, está uma rua romana, descoberta quando uma construtora cavava para edificar um condomínio.


Abaixo, o minarete de uma mesquita antiga, no bairro armênio.




Um comentário:

Deixe aqui seu comentário e sugestões